Descrição
Gestão Empresarial
O curso de Gestão Empresarial é bastante completo e dá ao aluno uma visão geral dos processos de gestão, rotinas administrativas e planos estratégicos. O aluno aprende os fundamentos de vários departamentos, como Recursos Humanos, Marketing, Financeiro, Logística, entre outras.
O aluno formado em Gestão Empresarial pode, por exemplo, trabalhar com análises contábeis e financeiras, com recrutamento e seleção, no contato com agências de comunicação, com administração de compras e estoques, entre muitas outras possibilidades.
Depois de algum tempo no mercado e de investir em qualificação, profissional pode alcançar cargos de coordenação e chefia, com chances de ótimos salários.
Outra regra dessa graduação é fomentar nos alunos suas habilidades de negociador, o raciocínio ágil para tomar decisões e a capacidade de liderança.
Objectivos da Gestão Empresarial
A pessoa que trabalha em Gestão Empresarial realiza ações para diagnosticar possíveis problemas, evitar falhas, corrigir erros e analisar dados estatísticos da empresa onde trabalha.
Um ponto interessante da Gestão Empresarial é que ela pode ser aplicada em todas as áreas da empresa. Por conta disso, é desejável entender um pouco de cada uma das funções exercidas pela empresa.
Além disso, é necessário ter algumas características como inteligência de mercado, habilidade para mediar conflitos e boa comunicação interpessoal.
Áreas de atuação de um gestor empresarial
O mercado de trabalho para a pessoa gestora empresarial é amplo. Na prática, é possível atuar em praticamente todas as áreas possíveis, como a da saúde, recursos humanos, mercado financeiro, setor público, entre outras.
Além disso, a pessoa gestora empresarial tem a opção de empreender e aplicar os conceitos que aprendeu no curso em seu próprio negócio.
Outras opções de cursos na área de Gestão e Negócios
O curso de Gestão Empresarial, exatamente com esse nome, é cada vez menos comum nas universidades brasileiras. Como dissemos no início, a equivalência hoje em dia é o curso de Processos Gerenciais, amplamente oferecido pelas universidades.
Mas existem ainda outras opções de graduação nessa área. Vamos comentar rapidamente sobre três delas.
Empreendedorismo
O curso de Empreendedorismo é uma vertente do curso de Administração e o seu grande objetivo é formar pessoas aptas a gerenciar um negócio em todas as fases de sua cadeia produtiva.
Os principais tópicos do curso são similares aos oferecidos em um curso de Gestão Empresarial, como Marketing, Finanças e Recursos Humanos.
Assim como a graduação de Processos Gerenciais, essa graduação também é na modalidade tecnólogo, ou seja, dura dois anos e tem foco em treinar o aluno com matérias práticas.
A diferença é que o Empreendedorismo está mais voltado para quem quer começar ou aprimorar seu próprio negócio. Outro público do curso são funcionários de grandes empresas que querem implantar novos projetos nas organizações onde trabalham.
Por isso, algumas matérias dão ênfase à inovação e à captação de recursos e fontes de financiamento, assuntos tão importantes para quem quer empreender.
Gestão Comercial
O curso de Gestão comercial forma pessoas capazes de lidar com todas as etapas de transações comerciais. Ou seja, são profissionais que lidam com processos de compra e venda dos mais variados produtos e serviços.
Algumas de suas funções são a formação de preços, realização de pesquisas de mercado, relacionamento com clientes e fornecedores, estudo de concorrentes, entre outras atividades.
Essa é outra graduação tecnológica com duração de dois anos e o curso também tem uma parte em comum com Processos Gerenciais.
Porém, algumas disciplinas são mais específicas. Por exemplo: Comércio Eletrônico, Técnicas de Apreçamento Estratégico, Promoção de Vendas e Merchandising.
Administração
O curso de Administração é um dos mais tradicionais e queridos pelos estudantes brasileiros. Diferente dos citados anteriormente, trata-se de um curso do grau de bacharelado, com duração de quatro anos na maioria das faculdades.
Com o dobro de tempo, é possível se aprofundar mais na teoria das disciplinas do curso, que mistura bem os conceitos de Ciências Humanas e Exatas, comuns a qualquer curso de Gestão Empresarial.
Por ser um curso de bacharelado, talvez a parte prática não seja tão constante como nos cursos de graduação tecnólogo.
Mas isso não quer dizer que há uma modalidade melhor ou pior para se estudar. Há somente abordagens diferentes e, para tomar a melhor decisão, é necessário que você veja quais são os seus principais objetivos no momento.
Para quem tem pressa em conseguir o diploma e já sabe o que quer em termos profissionais, talvez um curso tecnólogo seja o indicado. Quem ainda não sabe exatamente qual área empresarial quer seguir e tem tempo para estudar, o bacharelado em Administração é uma ótima escolha.